sexta-feira, 29 de março de 2013

Vygotsky? Freud? Skinner? Vocês por aqui???

PERGUNTA RÁPIDA: O que VygotskyFreud e Skinner têm em comum???


VygotskyFreud e Skinner

Como é que é??? O.o

QUE PEGADINHA É ESSA?!?!?


Não é pegadinha, não... estes três gigantes nomes da Psicologia, embora tenham suas divergências, possuem um ponto em comum que muito nos interessa:


OS 3 SÃO EVOLUCIONISTAS!


faaaaaaaaaaaaala sério!!!!!!!!!!!!
Tô falando sério!

Vygotsky, Freud e Skinner, podem não ter concordado em muita coisa. Podem ter escolhido diferentes caminhos filosóficos e científicos para conhecerem os mais diversos fenômenos psicológicos. NO ENTANTO, um ponto que é claro de se ver nas principais obras destes "GIGANTES DA PSICOLOGIA" é que eles nunca deixaram de lado que todos nós possuímos um histórico evolucionário e que conhecer mais sobre esta questão é imprescindível para se compreender melhor o ser humano.

Para os 3 autores, ainda que eles tenham dado nomes diferentes, quando interpretado ao pé da letra é possível notar que eles diziam algo como: todas as pessoas ao nascerem trazem consigo uma herança genética oriunda de um passado evolutivo. A este processo Vygotsky deu o nome de PLANO GENÉTICO e FILOGÊNESE, Freud chamou de ID e Skinner abordou a esta questão como um TIPO DE SELEÇÃO POR CONSEQUÊNCIAS (seleção filogenética).

Quando Vygotsky passou a explicar do que se tratava a ONTOGÊNESE e SÓCIOGÊNESE, Freud a falar sobre o EGO e SUPEREGO e Skinner a apresentar os demais TIPOS DE SELEÇÃO POR CONSEQUÊNCIAS (seleção ontogenética e seleção pelas práticas culturais), estes autores buscavam dar suas explicações sobre como os comportamentos, no ambiente atual, podem ser aperfeiçoadosaprendidos ou esquecidos (digamos assim). 

NESTE PONTO, É VÁLIDO DESTACAR que esses autores preocuparam-se em esclarecer que a cisão entre comportamentos provenientes do passado evolutivo e comportamentos a serem adquiridos ao longo de cada vida era meramente didática.

Em outras palavras: SIM temos um passado evolutivo e ele está embutido nos nossos genes... entretanto... eles não são imutáveis! Eles podem ser modulados de acordo com o "ambiente/contexto social" em que ele realiza suas interações!

Esta concepção demonstra um olhar muito interessante destes autores, pois mostra que eles também já tinham uma concepção clara da inexistência de dicotomias como "inato x aprendido", "genético x ambiental", "biologia x cultura", haja vista que seus olhares compreendiam uma percepção de que as duas possuem uma dada interação... 

...isto é, eles também estão aproximados a Vera Bussab e Fernando Ribeiro, quando estes defendem que nós, seres humanos, somos seres BIOLOGICAMENTE CULTURAIS!


Vygotsky, Freud e Skinner debatendo evolucionismo! hehehe

UM SALVE A VYGOTSKY, FREUD E SKINNER... a Psicologia agradece muito suas contribuições!!!



=========================================================
Para esse post foram consultados os seguintes recursos:
- "Seleção por consequências" (Artigo escrito por B. F. Skinner em 1982 e traduzido para o português em 2007)

- "Psicanálise e Evolucionismo" (Vídeo-conferência realizada por Antonio Teixeira)
- "A proposta de Vygotsky: A Psicologia Sócio-Histórica" (Artigo escrito por Marcos Antonio Lucci, em 2006)
- "Biologicamente cultural" (Capítulo de livro escrito por Vera Bussab e Fernando Ribeiro, em 1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário